quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO ESTÁGIO EM COMUNICAÇÃO

Logo após entrar na tão sonhada faculdade, o estudante almeja conseguir um estágio na área de seu curso. No caso de Comunicação Social (Jornalismo e Rádio e Tv), um estágio pode surgir tanto no primeiro período quanto no quarto, quinto ou sexto. Mas a realidade que norteia essa área é bem diferente dos sonhos do aluno da universidade.

Há depoimentos de estagiários que se sentiram explorados, que trabalharam gratuitamente, que ouviram gritos e desaforos por serem, “apenas”, estagiários. Este cargo não oferece nenhuma garantia de emprego, o salário pago varia de acordo com a “bondade” do dono da empresa e carga horária é, geralmente, de 20 horas semanais. Não se assina carteira, não há seguro-desemprego e o estagiário, na maioria das vezes, fica sendo responsável pelo seu serviço e também pelo dos outros.

Apesar dessas e de tantas outras dificuldades, estagiar na área de Comunicação garante muito aprendizado ao estudante. O estágio, além de ser a porta de entrada do aluno no mercado de trabalho, é, também, a possibilidade da firmação de um emprego lá na frente, quando o desejado diploma já estiver em suas mãos.

Nenhum comentário: