segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

QUERO SER CLARK KENT

Por que você quer fazer jornalismo? Com certeza já fizeram ou vão te fazer esse pergunta um dia. No meu caso é porque quero me tornar um super-herói. É verdade. Salvar pessoas, impedir assaltos, sequestros, homicídios, todo tipo de crime sendo um mero repórter. E como farei isso? Sendo um excelente jornalista como Clark Kent, ou um exímio fotojornalista como Peter Parker, dois ícones do jornalismo contemporâneo.

A primeira vez que li um texto de Kent foi por jornal local. Era transcrição de uma matéria do Planeta Diário onde ele informa sobre um terrível plano de um empresário estadunidense chamado Lex Luthor para a compra de armas nucleares. Dias depois o Super-Homem prendeu Lex e disse que aquilo só tinha sido possível graças ao texto de Clark. Admiro muito a forma com que narra os fatos. Ele também tem um vasto conhecimento sobre aquilo que escreve, e isso é fundamental para desenvolver um texto para que não fique chato.

Já as fotos de Peter são perfeitas. Sei que ele trabalha como free-lance do Clarim porque li em uma entrevista, mas ainda não conheci ninguém que fotografasse igual a ele. Cada ângulo que Parker consegue captar de assaltos e sequestros, e o melhor, ele fotografa a hora em que o Homem Aranha chega para impedi-los. Parece que os dois andam juntos. Guardo em uma pasta as poucas fotos dele que saem por aqui, principalmente uma onde o herói aracnídeo luta contra um tal de Duende Verde sobre a ponte de Manhathan. Foi feita de cima de uma coluna da ponte e capta os dois protagonistas lutando em pleno ar. Tem de ter muita coragem.

São essas coisas que me inspiram a seguir a profissão de jornalista, sem a necessidade de ser sensacionalista e de inventar algo para poder vender algumas edições a mais, ou ganhar alguns pontos no Ibope.

Um comentário:

Ramon disse...

Três personalidades são exemplos pra mim: Clark Kent, Peter Parker e William Bonner.
Quero ser jornalista, mas por enquanto sou apenas um Homer Simpson.