segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

UFRN TERÁ NOVO CANAL E ESSE SERÁ PARA O CURSO DE COMUNICAÇÃO


Os alunos de Comunicação Social terão um espaço para exercitarem seus conhecimentos. A UFRN e o DeCom (Departamento de Comunicação Social) planejam montar a TV UFRN, um canal universitário feito por alunos e docentes. A implantação está prevista para o segundo semestre de 2007.

O canal será disponibilizado na TV a Cabo, que por lei destina um espaço para universidades. Toda programação será produzida pelos estudantes de jornalismo e radialismo da universidade.Segundo a Lei de TV a Cabo, no seu artigo 23, as operadoras devem destinar um espaço gratuito para uso compartilhado entre as universidades localizadas no município ou nos municípios da área de prestação de serviço. O Departamento de Comunicação, reconhecendo aimportância desse espaço gratuito, resolveu elaborar um projeto para criar o canal.

O professor Gerson Martins está à frente do projeto e prevê a implantação da TV UFRN para o segundo semestre de 2007. “Será um canal 100% experimental. Toda a programação será roduzida pelos alunos de Jornalismo e Radio e TV”, comenta Gerson. Segundo o professor, areitoria da universidade disse que apóia a iniciativa.

Universidades como UFPE, UFPB, UFBA, UFC e UFMA dispõem de suas TVs, eprivilegiam seus estudantes. No caso da UFRN, o cenário é melhor, pois a universidade já dispõe da TV-U, um canal aberto da instituição; desse modo o novo canal será para o DeCom. A TV UFRN fortalecerá a parte prática do curso que, assim como em diversas universidades, é deficiente.

E a TV-U, como fica?

A UFRN dispõe de um canal aberto, a TV-U. Com 34 anos, ela é a TV mais antiga do Estado. Integra, junto com a Agência de Comunicação (AGECOM) e a Rádio FM Universitária, a estrutura da Superintendência de Comunicação da UFRN. Para os estudantes a TV-U é a principal fonte de estágio.

Hoje a TV-U conta com 18 estagiários remunerados. Na emissora, os estudantes desenvolvem a parte prática associando-a aos conhecimentos de sala de aula. Eles atuam na redação e na rodução de programas.

A reitoria está investindo na emissora. No início de janeiro, a TV melhorou a qualidade de sua transmissão, que antigamente era impossívelde ser assistida. A renovação ainda contou com novos equipamentos que possibilitam uma expansão na transmissão, atingindo, com isso, novosmunicípios.

Muito se discute sobre o papel da emissora. Os professores e alunos a vêem como uma TV laboratório; os responsáveis pela TV já argumentam de forma diferente, dizem ser uma TV profissional. O certo é que a TV-U, por ser um canal aberto com propósitos educativos, tem diversas obrigações e uma arcaica legislação que a prejudica. Uma das imposições da legislação – aprovada durante o período da ditadura militar – é o impedimento de propagar publicidade comercial. Isso atrapalha na aquisição de mais recursos. Hoje a TV-U é mantida pela reitoria e por ementas parlamentares. Muitos equipamentos foram comprados com recursos doados por deputados que, por boa vontade, cedem parte do salário.

A emissora é uma TV profissional, mantida pela universidade e não pode permitir o livre acesso de estudantes. “Ela já faz um bom papel, que é oferecer estágios para os alunos de Comunicação Social”, diz a Joana Régis, assessora técnica, há 30 anos na TV. Com a TV UFRN as habilitações em Jornalismo e Radialismo terão um lugar próprio para produzir. Segundo Joana, a TV-U estará disposta a ajudar o novo canal.

Nenhum comentário: