segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

GUTENBERG: UM ALEMÃO COM “JEITINHO” BRASILEIRO


Gutenberg, que dá nome a este fanzine e é considerado o inventor da tipografia, recebeu uma encomenda de 150 bíblias feita por um cardeal. Para atendê-la, precisou estabelecer sociedade com um banqueiro chamado Johann Fust através de um financiamento.

Entretanto, Gutenberg teria utlizado parte do empréstimo para benefício próprio sem consultar Fust, tendo, com isso, quase perdido o mérito por sua idéia.

Fust emprestou uma grande quantia de dinheiro a Gutenberg com a condição de que os lucros e os méritos desse projeto fossem divididos. Mas, sem a autorização do sócio, Gutenberg utilizou parte dessa quantia em favor de uma causa Turca. Ele reproduziu milhares de impressos com o intuito de ajudar a causa e de lucrar com ela... Claro! Fust teria descoberto e daí veio o golpe: Ele exigiu o pagamento completo da dívida e Gutenberg não pode pagar nem a metade. Fust então o processou e tomou posse de todo maquinário e das bíblias.

Mesmo com a traição, Gutenberg não desistiu. Ele fez mais um empréstimo e reproduziu 300 exemplares de uma enciclopédia chamada Catholicon, sendo assim responsável não só pela invenção da tipografia como da producão em série.

Nenhum comentário: