sábado, 16 de junho de 2007

HABILITAÇÕES EM JORNALISMO E RADIALISMO RECEBEM CONCEITOS "BONS" NO ENADE

Por Pedro Miguel

Os resultados do ENADE (Exame de Avaliação de Desempenho) foram divulgados dia 31/05. As habilitações em Jornalismo e Radialismo receberam, consecutivamente, 4/3 e 5/3 no exame, sendo o primeiro conceito resultado da prova aplicada aos ingressantes (7% a 22% das disciplinas integralizadas) e aos egressos (Mais de 80% da carga horária) e o segundo baseado no Indicador de Diferença Entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que é uma análise das notas obtidas pelos concluintes em relação ao esperado. O conceito geral dos cursos só será divulgado após a avaliação in loco feita pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Esse resultado coloca as habilitações da UFRN entre as consideradas “boas” pelo MEC, mas segundo Newton Avelino, diretor do Departamento de Comunicação ele é ótimo, principalmente para Jornalismo, que recebeu dois conceitos “D” no antigo “Provão”.

Jornalismo obteve melhores resultados que Radialismo no quesito “formação geral” da prova do ENADE. Entretanto, os egressos de Rádio e TV foram melhores no “componente específico”, que contribui com 75% da nota final. Acertaram 50,4, contra 47,7 dos concluintes de Jornalismo, sendo 100 a maior nota possível. A média nacional do curso de Comunicação Social foi de 40,3.
Apesar do bom resultado na prova, as habilitações receberam 3 no conceito que mede a contribuição direta do curso para a formação dos estudantes, o IDD, o que é considerado regular. É preocupante devido ao fato de os estudantes ingressantes terem obtido notas semelhantes – no caso de Jornalismo superiores – às dos concluintes, pois a prova era a mesma. Isso pode demonstrar que o curso não tem oferecido condições de ensino ideais, ou que não tem exigido dos alunos um nível de conhecimento básico para que se formem. Por outro lado, por analisar turmas diferentes, esse método de avaliação não necessariamente demonstra a realidade do curso. “O ciclo abriu; só vai fechar no próximo ENADE. Quando este ciclo fechar, o IDD será muito mais próximo da realidade”, declarou o professor Gerson Martins, que atribui o bom resultado dos ingressantes às mudanças pela qual o curso passou nos últimos três anos. “Era um fator que tinha de aparecer”.

Radialismo fica entre os seis melhores do Brasil

Somente dois cursos de Radialismo obtiveram conceitos considerados “ótimos” (conceitos 5/5, 4/5 ou 5/4), a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, Bahia, e a Faculdade de Comunicação da Fundação Armado Alvar, em São Paulo. Os dois receberam 5/4. Outros quatro cursos receberam conceitos “bons”: O da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), 5/3, o da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 3/5, o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 3/5, e o da Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, 5/3.

RN foi o estado com o maior percentual de 4 e 5

No Rio Grande do Norte 37,8% dos cursos receberam conceitos 4 e 5. É o melhor percentual do país. O estado com a maior quantidade de 1 e 2 é Alagoas, com 80%.

Com informações do INEP

Nenhum comentário: