quarta-feira, 15 de agosto de 2007

HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERÁ CRIADA PARA EXPANDIR NÚMERO DE VAGAS

Pedro Miguel
Foi aprovada em plenária hoje, 15, a proposta que prevê a criação em 2009 da habilitação em Publicidade e Propaganda como forma de inclusão do curso de Comunicação Social no REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). A plenária ocorreu no auditório do LABCOM e contou a presença dos professores do curso e da reitora em exercício Ângela Cruz, que presidiu a mesa.

A proposta foi aprovada por unanimidade e a nova habilitação deverá oferecer 60 vagas ao ano por meio de duas turmas, uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Ambas noturnas. Esse número pode ser ampliado para 80 caso o reingresso automático acabe. Para isso, uma proposta deverá ser enviada pelo Departamento de Comunicação à PROGRAD (Pró-reitoria de graduação) – hoje o número de vagas oferecidas para Jornalismo e Radialismo é virtual, já que dezenas de alunos reingressam por semestre, lotando as salas de aula. O reingresso passaria a ser selecionado e as vagas limitadas.

Para viabilizar a criação da habilitação o curso deverá passar, no próximo ano, por uma reestruturação, que será financiada com parte dos recursos do REUNI destinados à UFRN (cerca de 17mi). Caso o investimento seja insuficiente, ou não ocorra, a implementação será adiada, pois “deve-se expandir com qualidade”, como disse Ângela Cruz. A proposta deve ser enviada ao MEC (Ministério da Educação) até dia 27.

Outras duas alternativas, além da aprovada, foram oferecidas pela comissão do REUNI – formada pelos professores Marcelo Bolshaw, Graça Pinto, Kênia Maia, Adriano Cruz e Maria Érica. Uma delas previa a ampliação da oferta de vagas em Radialismo e em Jornalismo para 90 por semestre (45 alunos por turma) e a outra a duplicação das vagas existentes por meio da criação de duas novas turmas por semestre, uma de cada habilitação. As duas propostas foram consideradas inviáveis pelo fato de não haver mercado de trabalho para tamanha quantidade de profissionais.

Nenhum comentário: